As lojas de Lisboa pelos urban sketchers

As lojas de Lisboa pelos urban sketchers

Por Samuel Alemão

24 de Julho de 2017

VIDA NA CIDADE

CIDADE DE LISBOA

No início deste ano, o grupo cívico Fórum Cidadania LX, através da iniciativa Círculo de Lojas de Carácter e Tradição, criada em 2015 para defender e promover os melhores representantes do comércio tradicional de Lisboa, desafiou o colectivo de desenhadores em diários gráficos reunidos em torno do movimento Urban Sketchers Portugal a captar os mais icónicos estabelecimentos comerciais da capital. A cada participante, foi pedido que escolhesse uma ou mais lojas-membro do círculo e, através do seu olhar único, lhes captasse a essência, tanto do interior como do exterior. Fachadas, letras, interiores, tectos e pormenores surpreendentes poderiam servir de inspiração. Foi isso que aconteceu com quatro dezenas de casas históricas, cujo registo visual foi fixado, pelo conjunto dos desenhadores, entre janeiro e maio.

Agora, finalizada a recolha dos desenhos utilizando esta muito personalizada técnica, o objectivo do Círculo de Lojas de Carácter e Tradição é lançar a colecção num livro, que se prevê venha a ter 1.335 exemplares. “Para que isso possa acontecer, há que garantir o orçamento apresentado pela editora, tendo este sido conseguido maioritariamente pelas próprias lojas aderentes ao projecto. O que nos enche de orgulho, pois reconhecem o empenho do Círculo em ‘inventar’ formas de ajudar a promover as lojas que dele fazem parte”, diz a O Corvo um dos dinamizadores da iniciativa, Paulo Ferrero, do Fórum Cidadania LX. Faltam ainda 800 euros para concretizar o projecto. Razão pela qual se está a realizar, até 31 de agosto, uma recolha de fundos com esse fim, através de uma plataforma de crowdfunding.

Notícias relacionadas

Error: View b349c612vp may not exist

Leave a Comment

O Corvo pratica jornalismo independente e desvinculado de interesses particulares, sejam eles políticos, religiosos, comerciais ou de qualquer outro género.

Start typing and press Enter to search